quarta-feira, 19 de setembro de 2007

U. total> capacidade que um bem ou conjunto de bens tem para satisfazer uma determinada necessidade.

U. marginal> utilidade associada ao bem que está na margem, ou seja ao bem marginal; ou seja, é a capacidade que o ultimo bem utilizado tem para satisfazer a ultima necessidade.

Bens consumíveis/ Bens duradouros> os consumíveis são aqueles que cujo após a sua utilização deixam de pertencer aos produtos da mesma espécie, são bens que só podem ser utilizados uma vez. Ex. os alimentos; estes são ainda bens que satisfazem as necessidades que permanecem ao longo dos tempos, ou por serem essenciais, ou por estarem enraizados numa determinada cultuar. Os duradouros são aqueles que após a sua utilização continuam a se bens da mesma espécie, e contrariamente aos B. consumíveis, necessitam muitas vezes de registo de propriedade. É ainda de denotar que este tipo de bens são muito importantes na nossa economia, uma vez que através do seu usufruto podemos retardar a sua substituição dado que não são findáveis, servindo muitas vezes de equilíbrio na economia.

Monopólio> estrutura de mercado em que há apenas um único vendedor de determinado produto, servindo a totalidade do mercado. Aqui a receita marginal é variável. A situação de monopólio é explicável devido á existência de monopólio legal, em que este ocorre devido a decisões de autoridade dando o exclusivo de uma determinada produção. monopólio natural resulta da situação da qual uma empresa explora uma matéria prima só disponível nas suas propriedades. monopólio de facto resulta da situação em que uma empresa inicialmente com concorrência , acaba por falsear as outras empresas ficando sozinha a dominar o mercado.

Procura monopolista> aqui o vendedor não tem uma procura completamente elástica, mas sim uma procura de inclinação decrescente, dado que ele não é simultaneamente dono do preço e da quantidade.

Oligopólio>conjunto reduzido de empresas que são vendedoras de determinado produto e que servem a totalidade do mercado. É caracterizado pela existência de poucos ofertantes no mercado e pode resultar de razões naturais, legais ou de facto. Aqui as grandes empresas tem grande percentagem do mercado, sendo muitas vezes forçadas a adoptar uma estratégia cooperativa.

Concorrência perfeita> aqui o indivíduo tem uma parte tão significativa do mercado que a procura lhe parece perfeitamente horizontal, sendo que deste modo pode vender tudo o que quiser ao preço do mercado. É caracterizada pela transparência de mercado, em que todos os seus intervenientes devem estar devidamente informados sobre as quantidades e preços dos produtos, é ainda de salientar a mobilidade dos factores de produção, a homogeneidade dos produtos como características fundamentais.

U. Marginal Decrescente>esta surge a partir da intensidade decrescente das necessidades, ou por outro lado da sanabilidade das necessidades, dado que á medida que aumenta a quantidade consumida de um determinado bem, a utilidade tende a decrescer, ou seja, as necessidades vão sendo satisfeitas, com doses adicionais de determinados bens.

Macroeconomia>estuda a determinação e o comportamento dos grades agregados, o PIB, com o objectivo de delinear uma política económica. Adopta uma visão abrangente, examinando a economia como um todo e concentra-se no nível total dos gastos de produção. Estuda o crescimento económico, o desemprego e a inflação, tendo como objectivo criar um elevado nível de emprego, uma taxa de inflação reduzida e um elevado nível de crescimento

Microeconomia>estuda o comportamento dos produtores e consumidores, e o mercado no qual interagem, preocupando-se com a determinação dos preços e quantidades dos mercados. Tem como objectivo a analise de mercados individuais e estuda a procura e a oferta dos bens disponíveis.