quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Escola Histórica Alemã

List> na tentativa de descrever a evolução económica, propôs o critério da actividade dominante, pelo qual a economia evoluía segundo 4 fazes >1ª pastorícia, 2ªagricultura, 3ªagricultura e industria, 4ª agricultura, industria e comercio.

Hilbrandt> este filosofo defendia que eram os instrumentos de troca que serviam de critério na separação das fazes económicas. Segundo ele a economia evoluía em 3 fazes; 1ªeconomia natural, 2ª economia monetária e economia creditícia.

Bucher> este filosofo defendia que o que distinguia as fazes da evolução económica era o âmbito territorial, na qual se distinguiam 3 fazes; 1ª economia domestica, 2ª economia urbana e 3ª economia territorial.

Carl Marx> introduziu o conceito de valor do trabalho, pretendendo encontrar o verdadeiro valor dos produtos, defendendo que o verdadeiro valor de uma mercadoria era atribuído segundo a quantidade de horas utilizadas para a sua produção, defendia ainda que a força de trabalho era ditada pelo trabalho socialmente necessário para a produção ou para subsistência. Este filosofo dizia que a evolução da economia era fruto da luta de classes e do confronto entre trabalhadores; defendendo a existência do capitalismo, exclavagismo e feudalismo, onde se dava exploração de trabalhadores devido aos meios de produção pertencerem aos capitalistas. Este filosofo defendia ainda a existência do socialismo em que os meios de produção eram pertença dos trabalhadoras.

Sombart> segundo este autor a economia evoluía segundo 3 elementos, o espirito, a forma e a substância, sendo que com base nestes critérios o filosofo distinguia os sistemas em economia fechada, economia artesana, economia capitalista e economia socialista.

Coling Clark> segundo este autor a evolução económica nas sociedades iria acontecer de acordo com o predomínio de mão de obra nos vários sectores de actividade.

Walter Rostow> este autor destingue a evolução económica segundo 5 fazes. 1ªsociedade tradicional» que consistia numa sociedade muito rudimentar, com processos tecnológicos basicamente agrícolas. 2ªcondições previas para arranque»surgem alguma inovações tecnológicas aplicáveis á agricultura e industria.3ªarranque»revolução industrial e aumento dos rendimentos 4ª percurso para a maturidade»aumento do PIB, 5ªalto consumo de massas»produção de bens de consumo duradouros e serviços.